CinematicColor™ para cores tal como os realizadores as veem

Apenas cores verdadeiras podem transmitir sentimentos profundos

As cores verdadeiras evocam sentimentos de tristeza, alegria, romance e emoção, preservando a imagem original. Os projetores de cinema em casa da BenQ dão corpo à nossa missão de “Transmitir a cor mais verdadeira e os sentimentos mais profundos ao espectador”. Os nossos engenheiros com dupla certificação da THX e ISF, oferecem uma cobertura de cor 100% de acordo com as especificações da Rec. 709, para uma consistência de cor perfeita. Os nossos projetores de topo conseguem uma ampla gama de cores DCI-P3, e apenas a BenQ fornece relatórios de calibragem que atestam um desempenho Delta E* inferior a 3, para reproduzir as cores autênticas dos filmes de Hollywood.

Delta E: A diferença de cor

O Delta E calcula e quantifica a diferença entre uma cor de referência e a cor real do projetor que tenta reproduzi-la, com base em coordenadas L*a*b*. Representando "uma diferença na sensação", um valor de Delta E de 1,0 é a menor diferença de cor percetível ao olho humano, e um valor de Delta E de menos de 1,0 é impercetível.

O que é a precisão de cor?

A perceção de cor pode ser subjetiva - algumas pessoas poderão ver encarnado onde outras veem cor de rosa. A norma Rec. 709 foi criada pela ITU (International Telecommunication Union) para as indústrias de televisão, filmes e audiovisual para garantir que todos os equipamentos de HD, incluindo monitores, DVDs e Blu-rays utilizam as mesmas gama de cores, resolução, velocidade de fotogramas e especificações de vídeo.

Espaço de cor da Rec. 709

A norma Rec. 709 utiliza cores específicas para os vermelhos, verdes e azuis e o Illuminant D65 (6500 K) para o ponto branco, a fim de construir um espaço de cor normalizado e reproduzir uma gama de cores e uma escala de cinza exatas.

Solution image

Espaço de cor DCI-P3

O DCI-P3 é um espaço de cor RGB comum para projeção de filmes digitais da indústria cinematográfica americana. Muitas vezes denominado como “ampla gama de cores”, o alcance do DCI-P3 é 26% maior do que o do sRGB / Rec. 709. O DCI-P3 destina-se a ser adotado em sistemas de televisão e cinema em casa, como um passo para a implementação da Rec. 2020, significativamente mais vasta.

Solution image

D65: O iluminante padrão da luz do dia

Utilizado pela Rec. 709 como o ponto branco, o Illuminant D65 é uma norma vulgarmente utilizada e definida pela International Commission on Illumination (CIE) para representar a luz do dia média com uma temperatura de cor correlativa de aproximadamente 6500 K.

Uma cor 100% de acordo com a Rec. 709 começa na fonte de luz

Tecnologia líder de fonte de luz com análise de forma de onda

A sensação vem da realidade. A tecnologia CinematicColor™ permite a reprodução das cores mais puras, sem deixar de fora qualquer detalhe de hardware relativo à imagem. O departamento de I&D da BenQ utiliza uma nova e avançada tecnologia de fonte de luz, com uma rigorosa análise de forma de onda, para garantir que a temperatura de cor da luz projetada reproduz com precisão a cor final da gama de cores segundo a Rec. 709.

Derramamento de luz de nível zero com a estrutura opto-mecânica da BenQ

A luz pode formar belíssimas imagens, mas também pode danificar a cor. Para um controlo de luz preciso, o departamento de I&D da BenQ iluminou o derramamento de luz de projeção para um efeito absolutamente “preto”, a fim de obter um melhor contraste ANSI e imagens 3D em camadas profundas. Garantindo que toda a luz da fonte chega ao chip DMD e à lente de projeção, a nossa estrutura opto-mecânica usa um pintura fosca especial e resistente ao calor e lentes meticulosamente polidas, de acordo com os requisitos da gama de cores da Rec. 709.

O mito do alto contraste

Ao assistir a filmes projetados, a perceção de contraste é um efeito produzido por uma série de fotogramas únicos. O contraste ANSI intraimagem avalia mais efetivamente o contraste de uma série de imagens em vez da comum relação de contraste FOFO. Dado que é improvável que um ecrã mude de preto total para branco total num visionamento normal, um projetor com um alto contraste ANSI proporcionará uma profundidade de campo e efeitos 3D de nível superior.

Reproduza a cor mais pura com o revestimento de cor verdadeira com precisão nanométrica

Roda de cores RGBRGB

De todos os componentes do projetor DLP, a roda de cores é aquela que maior impacto exerce sobre a cor. Para alcançar o equilíbrio perfeito entre a precisão de cor e o brilho é necessário precisão elevada e controlo de qualidade rigoroso. Dado que mesmo diferenças nanométricas podem criar grandes diferenças no espectro de cores, o CinematicColor™ da BenQ usa referências precisas a nível nanométrico para testar mais de 20 combinações do ângulo da roda de cores e revestimento. Cada roda de cores é cuidadosamente fabricada com revestimentos de cor de elevado grau de pureza para ir de encontro aos requisitos de gama de cores da Rec. 709 e reproduzir a cor real dos filmes de Hollywood.

A projeção de cinema deverá ser tão brilhante quanto possível?

Para a projeção em casa ser verdadeiramente como no cinema, o brilho excessivo pode diminuir o contraste dinâmico e causar escuridão e redução de cor. Um brilho de projeção adequado depende da luz ambiente, da distância de projeção, do conforto ocular e do tempo e desempenho da apresentação. Uma gama de brilho de 12-22 fL (pés Lambert) é a ideal, conforme foi cientificamente assumido pela Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE) e é reconhecida pelos cinemas em todo o mundo. Para projetores de cinema em casa com ecrã de 120” e um ganho de 1,0, o brilho considerado ótimo é de 1000 a 2000 lúmens ANSI.

Apenas a BenQ fornece um relatório de calibragem de fábrica

Utilizando instrumentos e software especiais, cada projetor CinematicColor™ é testado e ajustado para uma elevada precisão da temperatura de cor D65, gama, nível de preto, nível de branco, cinza neutro, rastreamento de cor RGBCMY, matiz, saturação, brilho e saída de diferentes interfaces com base na ITU-R Rec. 709. Recolhendo todos os dados para relatórios CinematicColor™ de calibragem de fábrica individuais, somos a única marca da indústria a adotar tão altos padrões de gama de cores e de calibragem gama, que excedem os padrões da Rec. 709.
* Relatórios de calibragem de fábrica incluídos com as séries CinePro e CinePrime, exceto para o X12000, W8000 e W3000.

* Relatórios de calibragem de fábrica incluídos com as séries CinePro e CinePrime, exceto para o X12000, W8000 e W3000.
** ISFccc® Certification exceto para o W1090 e W1050.